Notícias 02 de Outubro de 2019
Voltar

Saúde do coração: Hospital São José conta com equipe médica e estrutura para a realização de exames cardiológicos

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, de acordo com pesquisas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Entre as principais estão a hipertensão (atinge 35% da população brasileira), o infarto agudo do miocárdio, seguido de AVC, insuficiência cardíaca, arritmias e cardiopatias congênitas.

Este cenário se deve a diversos fatores presentes no dia a dia da população, como sedentarismo e obesidade, tabagismo, uso de drogas (principal cocaína), predisposição genética, hipertensão mal controlada, aterosclerose, diabetes mellitus mal controlada, doenças renais crônicas e o infarto por vasoespasmo (causado pelo estresse).

E com o objetivo alertar e conscientizar sobre a importância de preservar a saúde do coração, neste dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. A data tem como objetivo incentivar estilos de vida mais saudáveis, como mudança na alimentação, prática de atividade física regular, controle da pressão arterial e do colesterol, abstenção de tabagismo e controle e tratamento da Diabetes Tipo II.



No mundo são cada vez maiores os investimentos na saúde do coração, com tecnologia, inovação e especialização de profissionais, e em Jaraguá do Sul não é diferente. O Hospital São José, por exemplo, além de incentivar a população com ações internas e externas, também conta com uma equipe médica especializada e estrutura para a realização de exames cardiológicos no CDI São José e no Hospital Dia.

Foram feitos investimentos de relevância nos últimos anos, e um deles foi a implantação de um Centro de Imagens próprio, o CDI São José, que é extremamente moderno e com equipamentos de ponta, para a realização de todos os tipos de exames. Completamente digital, o CDI propicia o envio de exames diretamente ao médico, via sistema, garantindo mais economia e agilidade.

“Os serviços oferecidos pelo HSJ, através do CDI, ajudam a preservar e manter a saúde do coração em dia. A realização de exames periódicos de cárdio, unidos a hábitos saudáveis faz com que nosso trabalho se torne completo na vida da comunidade”, acrescenta Durval Marcatto Junior, membro do Conselho Deliberativo da Associação Hospitalar São José.


Exames cardíacos realizados no HSJ

  • Teste ergométrico: faz uma avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, quando submetido a esforço físico, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma. Os principais objetivos do teste são diagnosticar e avaliar a doença arterial coronária, capacidade funcional cardiorrespiratória; detecção de arritmias, anormalidades da pressão arterial e de isquemia miocárdica; avaliar surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e dos eventuais sintomas que podem acompanhar essas disfunções; avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida; prescrição de exercícios físicos.
  • Ecocardiografia bidimensional com Doppler: exame de ultrassom, no qual as imagens captadas são transmitidas para um monitor. É um método diagnóstico muito utilizado para a detecção de alterações estruturais e/ou funcionais do coração. Analisa o ritmo cardíaco, avalia a condução do estímulo através do sistema de condução do coração e das suas cavidades, avalia a integridade ou anormalidades do sistema de condução e detecta eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas e zonas correspondentes à ausência de atividade elétrica.
  • Ecocardiografia transesofágica: método realizado por meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia local da orofaringe. Permite a obtenção de esclarecimento do diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração. É indicado para visualizar a anatomia cardíaca e malformações, diagnóstico de fontes de embolia pulmonar e sistêmica, presença de trombos intracavitários pré-cardioversão, diagnóstico e avaliação de complicações de endocardite, diagnóstico de doenças da aorta, e ecocardiografia transtorácica com limitação importante de imagem.
  • Doppler de Carótidas e Vertebrais: exame complementar de diagnóstico que utiliza os ultrassons para estudar, em tempo real, a anatomia e circulação nas artérias carótidas e vertebrais (que fornecem sangue para o cérebro). Estuda o estado da parede arterial, mas também avaliação do fluxo de sangue nas artérias carótidas e vertebrais, auxiliando no diagnóstico de doença aterosclerótica, aneurismas, angulações, dissecções, arterites e outras afecções que podem acometer as artérias carótidas e vertebrais.

Exames para diagnosticar as doenças cardíacas

  • Eletrocardiograma
  • MAPA - Monitorização ambulatorial da Pressão arterial
  • Holter de 24 horas, 7 dias e Looper
  • Teste ergométrico (também chamado de teste de esforço)
  • Ecocardiograma transtorácica, transesofágica e sob estresse (seja físico ou farmacológico)
  • Cintilografia miocárdica de repouso e sob estresse (físico e farmacológico)
  • Angiotomografia de coronárias com ou sem escore de cálcio
  • Ressonância Magnética de Coração
  • Cateterismo cardíaco associado ou não à angioplastia
  • Tilt Test
  • Ergoespirometri

Estrutura completa e acolhedora

O Hospital São José, fundado em 1936, sempre teve como missão o bem-estar dos jaraguaenses. Hoje é uma estrutura referência no estado, garantindo atendimentos da Alta Complexidade da saúde nas áreas de Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia e Transplantes; não só na região, mas como em todo o Norte de SC.

O São José é o único na região que conta com o selo de Certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), fazendo parte dos 5% dos hospitais do Brasil que são acreditados.

São 21,5 mil metros quadrados de área construída, com uma estrutura acolhedora e humanizada, planejada para atender as diversas especialidades. Conta com uma média de 700 colaboradores, sendo o corpo clínico com aproximadamente 200 médicos atuantes, e o apoio de cerca de 350 voluntários.


Fonte> OCPNews

Notícias relacionadas

13 de Dezembro de 2017

Resultado dos Candidatos Matriculad...

Notícias

A chamada dos candidatos aconteceu por ordem de classificação e preenchimento das vagas oferecidas. A matrícula iniciou no dia 06 de fevereiro de 2018...

24 de Abril de 2023

Empossados os novos membros dos Con...

Notícias

Na noite da última quarta-feira (19), os integrantes da Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul (AHSJ – JS), realizaram a eleição e posse dos...

06 de Agosto de 2019

Hospital São José: uma das estrutur...

Notícias

"Se precisar, pode contar com a gente”. O lema do Hospital São José diz muito sobre a eficiência e segurança proporcionada pela instituição, quand...