Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito melhorar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde. Vale ressaltar que ações socialmente sustentáveis não são importantes apenas para as pessoas de baixa renda, uma vez que, assim que colocadas em prática, acabam por favorecer a vida de toda a população.
É importante reforçar que a sustentabilidade social também depende de todos, sendo necessário que cada um faça a sua parte, estimulando os outros a fazerem o mesmo, pois a mobilização é um fator muito importante para a efetivação dessas propostas. Com base nesses ideais que o Hospital São José criou e mantém dois projetos sociais que auxiliam os pacientes, familiares e acompanhantes durante o período de tratamento no Hospital.
Preservar o meio ambiente e garantir o desenvolvimento: este é o objetivo de todas as ações que prezam pela sustentabilidade ambiental. Confira algumas ações adotadas pelo Hospital São José:
- Descarte de resíduos - trabalhamos com empresa certificada com licença ambiental que faz a destinação correta de todos os resíduos e materiais recicláveis;
- Campanhas internas de conscientização – campanhas para redução do consumo de energia, água e para redução do desperdício de alimentos;
- Painéis solares de aquecimento da água;
- Torneiras econômicas com temporizador.
O conceito de sustentabilidade econômica pressupõe o objetivo de manter o crescimento econômico, sem destruir ou prejudicar o meio (ambiental e social) em que ele se dá. Operar o negócio de maneira a obter a rentabilidade esperada ao mesmo tempo que reconhece a importância de questões sociais e ambientais.