Perguntas Frequentes

A partir de qual idade o paciente pode receber atendimento no Pronto Socorro?

R: O Pronto Socorro do HSJ é referência em Urgência e Emergência Adulto e atendemos a partir de 12 anos completos. Abaixo dessa idade o paciente deverá se dirigir ao Hospital e Maternidade Jaraguá.

Como funciona a classificação dos pacientes no Pronto Socorro?

R: O procedimento é realizado pelo Enfermeiro Acolhedor, conforme os critérios preconizados no “Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco” do HSJ, identificando os atendimentos por cores com o seguinte nível de urgência:

  • Vermelho – Emergência;
  • Amarelo – Urgência;
  • Verde – Não Urgência;
  • Azul – Ambulatorial.

Dentre as situações especiais os pacientes idosos e oncológicos deverão ter prioridade no atendimento, respeitando o nível de classificação, salvo em situações em que os demais pacientes tenham evidências de que existe a necessidade de serem atendidos prioritariamente.

Para mais informações, acesse a página do Pronto Socorro.

Como faço para obter informações dos pacientes no Pronto Socorro?

R: As informações são fornecidas em horários pré-definidos pela equipe de enfermagem e quando necessário são fornecidas pela equipe médica. Estes horários podem sofrer alterações caso haja uma emergência.

Quanto tempo leva para os exames feitos no Pronto Socorro ficarem prontos?

R: Os exames de sangue são realizados em nosso laboratório interno e os resultados podem demorar até duas horas para ficarem prontos. Os exames de RX são realizados na hora.

Posso fazer curativos no Pronto Socorro?

R: Os curativos são realizados apenas aos domingos e feriados, no horário das 8h às 9h. Durante a semana os curativos deverão ser realizados na unidade básica de saúde do bairro onde o paciente reside. Aos sábados pela manhã no PAMA II.

Posso fazer aplicação de medicamentos no Pronto Socorro?

R: Somente serão realizadas as aplicações que não são realizadas em farmácias, mediante apresentação de receita médica. No PAMA II também podem ser realizadas aplicações de medicação, porém neste caso o receituário deve ser do SUS.

São realizados atendimentos por convênios e em caráter particular no Pronto Socorro?

R: Sim, o Pronto Socorro atende pacientes do SUS, convênios e particular. Os atendimentos serão realizados conforme o protocolo de classificação de risco e não por convênio do atendimento.

Porque é obrigatório apresentar documento com foto para visitar e acompanhar pacientes internados?

R: A apresentação do documento para emissão da etiqueta de identificação faz parte das normas de Segurança do Paciente, acompanhantes e colaboradores.

É permitido trazer flores ao paciente internado?

R: Não é permitido trazer flores ao Hospital. Apesar de belas elas podem esconder sujeiras, germes e causar alergias.

Porque criança menor de 12 anos não pode entrar para fazer visita?

R: A entrada de menores de 12 anos somente será permitida para internações de longa permanência, para pacientes paliativos e parturientes, conforme protocolo da instituição. O Hospital cuida de clientes imunossuprimidos (defesa diminuída). Só leve a criança ao hospital quando for estritamente necessário. Menores de idade podem incubar doenças que são mais facilmente transmissíveis.

Porque temos um número limitado de visitas por paciente?

R: Os pacientes internados necessitam de repouso e tranquilidade. O excesso de visitas atrapalha o processo de recuperação e o descanso dos pacientes, especialmente nos casos de acomodação coletiva.

Se eu estiver internada na Maternidade meu filho poderá me visitar?

R: Se for parturiente é permitida a entrada dos filhos (menores de 12 anos) uma vez ao dia, durante 30 minutos mediante apresentação de identidade ou certidão de nascimento. Crianças maiores de 12 anos seguem o padrão de visitas instituído pelo HSJ.

Quantas pessoas podem aguardar na sala de espera enquanto o paciente está em cirurgia?

R: Atualmente é liberada a presença de 2 familiares para aguardar na sala de espera, salvo exceções justificadas para um número maior de pessoas.

Quando o acompanhante tem direito a refeição?

R: Seguindo a legislação os pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos possuem direito a acompanhantes e também às refeições. Pacientes particulares, independente da acomodação, já possuem a refeição do acompanhante inclusa. Para pacientes internados por planos de saúde com acomodação individual as três principais refeições são liberadas. Para as demais situações deverá ser solicitado a avaliação do Serviço Social do HSJ.

Onde está localizado o Centro de Imagem do Hospital São José?

R: O CDI São José fica dentro do pátio do Hospital ao lado da Oncologia. Ao passar pela guarita principal, virar a direita e seguir até a última recepção.

Quais exames são realizados pelo CDI São José?

R: Os exames realizados pelo CDI São José possuem tecnologia de alta definição com imagens digitais. Sendo eles: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea e raio –x.

O CDI São José atende pacientes externos ou apenas pacientes internados?

R: O CDI São José atende tanto pacientes internados quanto externos. Realizando exames particulares, por convênios e pelo SUS e também com a possibilidade de convênio com empresas.

Como faço para ser um voluntário do HSJ?

R: O HSJ possui Grupos de Voluntários que atuam em diversas atividades voltadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para saber mais, procure o Setor de Gestão de Pessoas ou mande um e-mail para: [email protected]

Como faço para solicitar a cópia do Prontuário Médico?

R: A solicitação e retirada da cópia do prontuário deve ser feita pessoalmente no setor de prontuário, anexo ao setor de ortopedia do HSJ, de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 15h, conforme normas internas:

  • Paciente vivo e capaz: Trazer o documento Pessoal oficial com foto;
  • Paciente incapaz ou menor de idade: Trazer documento pessoal e Termo de Solicitação devidamente preenchido (com dados do solicitante e do responsável) e reconhecido em cartório. O prontuário deverá ser solicitado pelo Responsável Legal do mesmo. É obrigatório anexar ao Termo de Solicitação de Prontuário um documento que comprove a situação de responsável legal do paciente;
  • Paciente falecido: O prontuário deverá ser solicitado pelo Responsável Legal do mesmo. É obrigatório anexar ao Termo de Solicitação de Prontuário um documento que comprove a situação de responsável legal do paciente. O prontuário não será entregue aos familiares ou a terceiros se o paciente tiver manifestado expressamente sua objeção à liberação do mesmo ou nos casos em que o paciente tenha solicitado que estes não tenham acesso a visitação ou qualquer contato durante a internação.

Advogados e terceiros: Para advogados ou terceiros solicitantes a entrega do prontuário será somente através de Procuração Pública Específica. Para sanar dúvidas entre em contato pelo telefone 3274-5000 ramal 5249.