A doação de sangue ajuda a salvar vidas e no Hospital São José toda a população pode contribuir com esta causa. Torne-se um doador! Saiba mais:
Segurança: doar sangue é seguro. Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue, pois o material usado é individual, descartável, apirogênico (não causa febre) e estéril. Entretanto, há um pequeno risco de que o doador possa sentir algum mal-estar durante ou logo após a doação, principalmente nas primeiras vezes. Não se preocupe! Nesses casos os profissionais do serviço garantem total assistência.
Idade: a atual legislação brasileira permite que se doe sangue até os 69 anos, 11 meses e 29 dias, mas a primeira doação deve ser feita até 60 anos, 11 meses e 29 dias. Esse limite visa proteger a saúde do doador. Doações autólogas (feitas para o próprio indivíduo) não contam com limite de idade.
Aguarde: quem fez endoscopia, colonoscopia e retossigmoidoscopia nos últimos seis meses deve aguardar para fazer a doação de sangue.
Após a doação: logo após a doação o candidato é observado e recebe orientações para que evite esforços físicos naquele dia, além de ser necessário que alimente-se bem e que ingira bastantes líquidos. Cada doador recebe um lanche antes de ser liberado e todos são orientados a entrar em contato com o Hemocentro se nos 15 dias seguintes apresentarem sintomas como: febre, ínguas, gripe ou diarreia. O objetivo é evitar que o sangue seja transfundido.
Doe: muitas pessoas sofrem acidentes ou são internadas por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. O sangue humano pode servir para vários pacientes e em muitas situações ele é imprescindível, não podendo ser substituído por outro produto. Para saber mais acesse a página do Hemosc.