Voltar

UTI

Equipe multidisciplinar altamente qualificada e humanização fazem das UTIs o diferencial.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) define-se por área crítica destinada à internação de pacientes graves que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, além de materiais específicos e tecnologias necessárias ao diagnóstico.

As UTIs do Hospital São José estão localizadas no novo prédio de internação e juntas somam 20 leitos. Preocupados em oferecer o melhor atendimento aos pacientes, buscamos constantemente inovações em recursos específicos aplicados às necessidades mais complexas da medicina, contando com um moderno e sofisticado aparato tecnológico e com um sistema completo de vigilância que acompanha de modo ininterrupto diversos parâmetros vitais importantes para orientar o tratamento e detectar imediatamente complicações indesejadas. Temos uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, constituída por: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutica, fonoaudióloga, bioquímico, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pessoal de higienização, entre outros profissionais de apoio.

   Com relação ao perfil dos pacientes atendidos nas UTIs, trata-se de pacientes adultos, clínicos e cirúrgicos de diversas especialidades, com destaque para a nossa referência nos atendimentos em Urgência e Emergência, alta complexidade em Neurocirurgia, Ortopedia, Traumatologia, Oncologia e Transplantes para Jaraguá do Sul e demais cidades da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina. Em todas essas especialidades temos 80% dos atendimentos direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

   Com o foco em tornar o atendimento mais humanizado e centrado na experiência do paciente e sua família, recentemente implantamos o projeto de “visita entendida nas UTIs” com objetivo de otimizar um horário flexível de visita, podendo colaborar com o processo de recuperação dos pacientes, principalmente no sentido de prevenção de eventos como a ansiedade, agitação, confusão e delirium, proporcionando a sensação de conforto e distraindo os pacientes durante a permanência nesta unidade. Outra prática implantada nas UTIs é a visita multidisciplinar, na qual a equipe multidisciplinar reúne-se para discussão, planejamento e tomada de decisão compartilhada diante de cada caso clínico específico, sendo uma prática crescente em todas as UTIs do mundo, considerando estudos recentes que demonstram melhores desfechos clínicos associados à prática da visita multidisciplinar.

   Em relação aos registros de avaliação de desempenho e do padrão de funcionamento da UTIs, assim como de eventos que possam indicar necessidade de melhoria da qualidade da assistência, monitoramos mensalmente alguns indicadores como: densidade de Incidência de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), incidência de Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPCS) relacionada ao Acesso Vascular Central, Incidência de Infecções do Trato Urinário (ITU) relacionada a cateter vesical, taxa de ocupação e média de permanência. Vale ressaltar que o Hospital São José possui o certificado ONA, na qual a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela organização, possuindo um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde os quais são reconhecidos internacionalmente.

Conheça outros serviços HSJ

Oncologia

Um dos destaques nessa área é o trabalho desenvolvido pelo setor de oncologia, referência no tratamento de câncer e tumores para as regiões do Nordeste e do Planalto Norte catarinense. Os serviç...

Saiba mais

Hemodiálise

O Serviço de Hemodiálise realizado no Hospital São José é especializado no atendimento de clientes que sofrem de doenças renais crônicas e agudas. Ele se consolida pela parceria iniciada em 199...

Saiba mais

Clínica São José

A Clínica São José é um Pronto Atendimento feito para você! Atendemos convênios e particulares de segunda a sexta das 7h às 22h e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 19h, dentro do com...

Saiba mais