Mais uma conquista do HSJ, graças ao trabalho de muitos, buscando o benefício de todos. Cuidar de pessoas é nossa motivação diária e esta nova conquista ajudará a cuidar de mais pessoas. O Hospital São José de Jaraguá do Sul está autorizado para a realização de transplantes de rim e fígado, conforme Portaria nº 1.038, de 5 de junho de 2017, do Ministério da Saúde.
De acordo com Maurício José Souto-Maior, diretor geral do Hospital, esta conquista é resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido há anos: “É um marco para a área da Saúde do município e reconhece a qualidade do serviço prestado pelo hospital”. Além de ser referência em alta complexidade nas especialidades de neurocirurgia, oncologia e ortopedia, o HSJ também é destaque na captação de órgãos. Em 2015, Jaraguá do Sul ficou em primeiro lugar do estado, realizando 30 doações. No ano passado ficou em quarto lugar, com 17 respostas positivas às notificações de compatibilidade. “Através da captação entramos em contato com os órgãos responsáveis pelos transplantes no estado e iniciamos a busca por essa habilitação”, destaca o diretor.
É importante ressaltar que Santa Catarina é o estado que mais realiza captação de órgãos. Esse destaque é devido ao trabalho realizado pela SC Transplantes e pelas Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs) dos hospitais catarinenses. Por ser destaque na captação de órgãos, percebeu-se a necessidade da disponibilização de mais centros de transplantes em Santa Catarina, pois grande parte dos órgãos aqui captados são encaminhados para outros estados. “Quanto menor o tempo entre a retirada do órgão e a realização do transplante, melhores serão os resultados do procedimento” destaca o Dr. Willy Mamoru Hiraga, diretor técnico do HSJ. A habilitação ocorreu devido à estrutura, referência e qualidade do trabalho aqui realizado e os investimentos em estrutura física nos últimos anos facilitaram o credenciamento.
No dia 10 de julho iniciamos o atendimento no Ambulatório de Transplantes, inicialmente a tendência é realizar de um a dois transplantes por mês. Esse número vai aumentando gradativamente, existindo a possibilidade de serem realizados até três transplantes por semana. Os transplantes de rim e fígado atendem a principal demanda da região. Os números atualizados da SC Transplantes (junho 2017) mostram que a fila estadual para transplante de rim é de 366 pessoas e de 21 pessoas para transplante de fígado. Outra demanda estadual é para transplantes de pâncreas e córneas, que o HSJ espera credenciar futuramente.
A fila é única e caso não existam receptores compatíveis no estado o órgão vai para a fila nacional. As pessoas que necessitam de transplante podem entrar em contato com o Ambulatório Médico de Especialidades do HSJ através do telefone 47 3274 5000 (ramais 5178 e 5303) ou pelo e-mail [email protected] para obter mais informações.
Com seis salas equipadas com o que existe de mais moderno no universo da medicina, o Centro Cirúrgico do Hospital São José atende diversas especialidades, sendo referência em alta complexidade nas...
Saiba maisA Unidade de Terapia Intensiva (UTI) define-se por área crítica destinada à internação de pacientes graves que requerem atenção profissional especializada de forma contínua, além de materiais...
Saiba maisA rotina do dia a dia é extremamente desgastante para todos nós. Cuidar dos negócios, da família, da casa e de tudo o que nos é exigido não é fácil. Mas, isto não é uma justificativa para ne...
Saiba mais