Notícias 11 de Agosto de 2022
Voltar

"O desafio de tratar o câncer de mama"

O desafio diário de tratar o câncer de mama é a principal motivação para o Dr. Rafael Reis e Silva, Médico Mastologista no Hospital São José. Trabalhar em uma instituição com modernos equipamentos e profissionais qualificados faz toda a diferença no tratamento das pacientes. Recentemente o hospital adquiriu um novo aparelho de mamografia digital e tomossíntese, trazendo assim mais benefícios para toda a população.

A mamografia é o principal aliado do médico no diagnóstico do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença. Através do diagnóstico precoce, maiores serão as chances de cura e menos invasivo será o tratamento.

O fato de a pessoa não ter a doença diagnosticada não significa que não é necessário realizar o rastreamento. "Muitas mulheres não fazem a mamografia com medo do que podem encontrar algo, mas é importante entender que quem encontra tem a chance de tratar”, explica o Dr. Rafael.

Mas afinal, o que é a mamografia e como ela é feita?

A mamografia é um exame de raio-X realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Durante a realização do exame, a mama da paciente é comprimida para permitir uma melhor visualização das estruturas da mama. Por meio desse procedimento, é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial, possibilitando a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas médicas de rotina.

Na mamografia digital, a radiação é capturada por detectores posicionados logo abaixo da mama, que transmitem de forma eletrônica as imagens diretamente para um computador de alta definição facilitando o diagnóstico.

A dose de radiação na mamografia é segura?

Sim. Hoje, nos aparelhos mais modernos de mamografia digital (DR) existe todo um processo de ajuste da dose de radiação aplicada de acordo com a mama de cada paciente. No final, temos uma dose de radiação até 50% menor em relação aos aparelhos mais antigos e com qualidade de imagem superior para o exame.

A mensagem final para população é a importância do diagnóstico precoce, com a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico, melhorando assim a qualidade de vida.

Câncer de mama no mundo

Para entendermos toda a dimensão dessa doença, o câncer de mama é o que mais afeta mulheres no mundo, com aproximadamente 24,5% dos casos novos. É a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, segundo dados do INCA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% dos casos de câncer de mama até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos casos diagnosticados em mulheres com menos de 65 anos.

Notícias relacionadas

18 de Setembro de 2018

Transplante de Orgãos - Família Neg...

Notícias

"Eu tive um problema muito sério de saúde. Em pouco tempo minha barriga começou a inchar muito e eu me sentia cansado para fazer até as coisas mais si...

11 de Dezembro de 2023

Veja onde procurar o atendimento de...

Notícias

Atendimentos de rotina e prevenção de doenças são feitos nas UBSs. Situações de risco à vida, que necessitem de intervenção imediata, devem ser fe...

01 de Junho de 2020

Primeira cirurgia de transplante au...

Notícias

Uma cirurgia inédita de transplante autólogo ocorreu no mês de março no Hospital São José, em Jaraguá do Sul. O procedimento foi feito pelo Dr. Kauê M...