Presidente Paulo Chiodini e Vice-presidente Reinhard Conrads refletem sobre o primeiro ano da Clínica São José

23/10/2019 - Notícias

Presidente Paulo Chiodini e Vice-presidente Reinhard Conrads refletem sobre o primeiro ano da Clínica São José

Atendimento rápido, ágil, personalizado e de qualidade. Há um ano, a Clínica São José, espaço de pronto atendimento do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, se tornou o destino de pacientes de convênios e particulares que procuram a unidade e não precisam passar pelo pronto-socorro.


A criação da clínica, em amplo e moderno espaço junto ao complexo hospitalar, foi a forma encontrada pelos gestores para desafogar o pronto-socorro e garantir agilidade àqueles pacientes que esperavam um atendimento diferenciado justamente por ter convênio médico ou particular.

A iniciativa também se baseou em estatísticas que apontam que cerca de 70% das pessoas que procuram atendimento no pronto-socorro não se enquadram nos protocolos de urgência e emergência, a que se destina prioritariamente o PS.

Assim mesmo, todos os que procuram o pronto-socorro, que funciona no sistema chamado “porta aberta”, são atendidos. Mas as reclamações se multiplicavam em função da demora por causa da grande procura – em torno de 7 mil atendimentos mensais - e dos casos que poderiam ser resolvidos em outras unidades de saúde, situação que agora está amenizada com a abertura de clínica.

Na Clínica São José, o atendimento é feito por ordem de chegada. Porém, o procedimento de acolhimento segue a chamada classificação de riscos do Protocolo de Manchester.

Desta forma, se algum paciente que procurar atendimento na clínica estiver em situação de urgência ou emergência, a estrutura do hospital está à disposição da mesma forma que está para quem procurar o pronto-socorro.

Depoimentos:

"Ser pronto atendido por profissional acolhedor com a estrutura hospitalar e acesso ao corpo clínico especializado caracteriza esse ambiente diferenciado de atendimento." (Roberto Gomes Ferracin, médico coordenador da Clínica São José).

“Nós, do Conselho Deliberativo do Hospital São José, já tínhamos detectado a demanda e sentíamos há muito tempo a necessidade de oferecer serviços médicos em horários estendidos e aos fins de semana. Foi quando surgiu a ideia da Clínica São José, que acabou de completar seu primeiro ano prestando um serviço importante, disponibilizando aos pacientes de toda a região um atendimento de excelência, com toda a estrutura do hospital.” (Paulo Chiodini, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul).


Mais de oito décadas de referência

Fundado em 1936, o Hospital São José de Jaraguá do Sul é uma entidade privada e filantrópica, sem fins lucrativos, focado em atender a comunidade. É gerido por um conselho deliberativo totalmente voluntário.

Com uma história de crescimento e engajamento da comunidade, hoje o hospital é referência em alta complexidade nas áreas de oncologia, ortopedia, neurocirurgia e transplantes; não só na região, mas em todo o Norte de Santa Catarina. O São José é o único na região que conta com o selo de Certificação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), fazendo parte dos 5% dos hospitais do Brasil que são acreditados.

Conselho Deliberativo (obs: Sr. Mauricio pediu para colocar a composição do conselho pois na capa estão somente o presidente e o vice mas eles estão representando todos os conselheiros)

Localização central e privilegiada

A localização da Clínica São José, em anexo ao Hospital São José, é privilegiada. Além da facilidade de acesso, em área central, a agilidade no atendimento se completa com a disponibilidade ao seu público de toda a estrutura do hospital.

Assim, além dos procedimentos para casos de urgência e emergência, estão à disposição exames de imagem e laboratório próprio de análises clínicas.

A clínica também tem uma equipe especializada, com profissionais renomados e de diferentes especialidades que também fazem parte do corpo clínico do hospital. Embora neste serviço de atendimento, eles atuem prioritariamente como clínicos gerais, sem dúvida a formação é um diferencial.

Horário de atendimento
De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h
Sábados, domingos e feriados: das 7h às 19h

Público atendido
Pacientes que têm convênio de planos de saúde ou particular a partir dos 12 anos.

*Menores de 12 anos são atendimentos no Hospital e Maternidade Jaraguá

Onde fica
Rua Doutor Waldemiro Mazurechen, 80 (à esquerda da entrada do Hospital São José), Centro, Jaraguá do Sul.


O que é o Protocolo de Classificação de Risco

Trata-se de um processo simples e prático de classificação de pacientes por meio do uso de cores, implantado em grande parte com o uso de pulseiras de identificação que definem, depois de triagem com profissional da área de enfermagem, qual é a situação de cada paciente e sua situação na sala de espera.

Check-up executivo, um serviço exclusivo

Outro serviço exclusivo oferecido pelo Hospital São José de Jaraguá do Sul é o check-up executivo. Implantado há cerca de dois anos, ele tem se revelado um diferencial para executivos de empresas, empresários e demais profissionais liberais.

No check-up executivo, os clientes podem em um só dia consultar com especialistas de diferentes segmentos, acompanhar quadro de saúde, detectar possíveis doenças e ainda relaxar em um espaço exclusivo com suíte e refeições especiais.

A iniciativa vem ao encontro de uma necessidade detectada no mercado de trabalho, onde as empresas vinham observando que em especial depois da faixa dos 40 anos, os profissionais, que estão no auge da carreira profissional, com frequência também começaram a procurar serviços médicos, afastando-se do ambiente em horário de trabalho.

Com o check-up executivo, agora os profissionais podem dispor de atendimento médico, realizar exames e diagnósticos em um só dia, e ainda dar atenção aos seus negócios. Mais do que tratar doenças, a ideia do serviço é justamente evitá-las por meio de exames anuais e orientações para uma melhor qualidade de vida para pessoas que carregam tanta responsabilidade.

Nesta espécie de internação de um dia, o paciente é recebido pela manhã, em jejum, e submete-se inicialmente aos exames iniciais de coleta de sangue e urina. Logo depois, ele é encaminhado para uma consulta, acompanhada de café da manhã, com médico clínico geral.

Seguem consultas de avaliação nutricional, cardiologista, com exames cardiológicos incluindo testes de esteira, dermatologista, pneumologista, mulheres são encaminhadas para ginecologista e homens para urologista, onde exames específicos os aguardam.

Os pacientes têm uma suíte à disposição, onde podem descansar depois do almoço, tomar banho e preparar-se para a sequência de atendimentos, que encerra no fim do dia com um retorno ao clínico geral, já de posse dos resultados dos exames, para a avaliação final.

A direção do hospital informa que este atendimento é oferecido de forma particular e por meio de contratos com empresas da região. Os check-ups são recomendados para que sejam feitos de dois em dois anos, ou de forma anual conforme o avanço de idade do paciente ou caso algum problema de saúde tenha sido detectado e mereça maior monitoramento.

Fonte: Revista Nossa