Inauguração Galeria dos Ex -Presidentes

22/11/2018 - Eventos

Inauguração Galeria dos Ex -Presidentes

Hoje, comemoramos os 82 anos de atividades do Hospital São José, que tem muito forte em seu DNA o envolvimento da nossa comunidade. Em 1926 um grupo de taxistas (na época chamados Chauffeurs) formou uma associação para arrecadar fundos para construção de um Hospital. Em 1935, sob a administração do Padre Alberto Romualdo Jakobs, foi instituído o primeiro Conselho Administrativo, que entregou à comunidade em 22 de novembro de 1936, o Hospital São José.

Em 1942, o Sr. Arnoldo Leonardo Schmitt assume a gestão do novo Conselho, tendo permanecido até 1950.

A distância da Igreja Matriz e a dificuldade de acesso ao morro em períodos de chuva motivaram a decisão de construir o novo hospital no centro. Em 1950 assume a nova gestão do Conselho o Sr. Mário Tavares da Cunha Mello e em 1959 ocorre a inauguração da nova sede do Hospital São José.

Um novo e longo capítulo se deu com a chegada em 1960, das Irmãs da Sociedade Divina Providência - SDP, as quais imprimiram grande dinâmica na gestão do Hospital . Em 1964 o Sr. Dietrich Hermann Wolfram Hufenüssler assume a Presidência do Conselho Administrativo, permanecendo até 1966  momento em que a gestão retorna para a Sociedade Divina Providência , perdurando até 1991.

Nesse ano assume como Presidente do Conselho o Sr. Décio Silva, que   implementa melhorias na instituição e permanece até 1993, quando transfere o cargo de Presidente ao  Sr. Sigolf Schünke.

Em 1995 é eleito o Sr. Paulo Demo que permanece até 1997 quando transfere o cargo ao Sr. Luis Alberto Opermann, tendo assumido a seguir o Sr. Homero Flesch durante o ano de 1999, época em que a gestão retorna para a Sociedade Divina Providência, que fica à frente da instituição até 2004.

Em 2004 foi celebrado Termo de Cooperação entre a Sociedade Divina Providência - SDP e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul - ACIJS, sendo constituído novo Conselho Deliberativo composto por empresários, e as decisões sendo  compartilhadas com a SDP. Em 2010 é constituída a AHSJ/JS - Associação Hospitalar São Jose de Jaraguá do Sul e ao Conselho foi delegada a gestão plena do HSJ. A Presidência do Conselho Deliberativo nesse período foi exercida pelo Dr. Paulo Luiz da Silva Mattos, que permaneceu nessa incumbência por 11  anos, até 2014.

Em 2014 assume a presidência do Conselho Deliberativo o Sr. Vicente Donini, que dá continuidade às obras do Plano Diretor e coordena em 2015 a transição do Hospital São José de fato e de direito, indo da Sociedade Divina Providência para a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul.

Em 2017 assume novo, e atual, Conselho Deliberativo com mandato até 2020.

Hoje, na comemoração dos 82 anos do Hospital São José, compartilhamos a alegria da concretização de mais um objetivo: a certificação pela ONA - Organização Nacional de Acreditação, entidade que atesta a qualidade dos serviços de saúde no Brasil. Essa certificação coloca o Hospital São José de Jaraguá do Sul em um seleto grupo de 316 hospitais detentores desta certificação, no universo de mais de 5.000 hospitais brasileiros.

O Hospital São José não foi feito apenas de ferro e concreto.

Contou com  muitas mãos, muitas pessoas, muitos corações que se dedicaram, e que se dedicam, para que essa instituição realize seu trabalho de cuidar das     pessoas.

Não poderíamos deixar de agradecer a todos que fazem parte dessa história: à comunidade de Jaraguá do Sul e região, aos empresários e as empresas que  apoiam os projetos do hospital, ao seu quadro de colaboradores, aos médicos e demais profissionais da saúde, aos integrantes do Poder Público, aos valorosos voluntários e a todos que confiam neste trabalho, destacando nessa data os 12 Ex-presidentes hoje homenageados.


Paulo Chiodini

Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Hospitalar São José de Jaraguá Do Sul.