Comissão de Saúde e Bem Estar lança o primeiro vídeo da série: Conversa com colaborador HSJ

16/04/2021 - Dicas e Saúde

Comissão de Saúde e Bem Estar lança o primeiro vídeo da série: Conversa com colaborador HSJ

Nesta sexta-feira, aconteceu o lançamento do primeiro vídeo da série De bem com a saúde, produzido pela Comissão de Saúde e Bem Estar do HSJ, programa voltado a pautas de saúde para nossos colaboradores. A médica psiquiatra, Clarissa Lima - CRM/SC 8740 - RQE 10.630, trouxe à discussão o assunto alcoolismo, assunto importante neste período da pandemia onde o consumo de bebidas em geral aumentou. E você, como sabe que está bebendo demais? 


Segundo a Dra. Clarissa, há diversos fatos que apontam que uma pessoa está abusando do uso do álcool, mas o mais aparente é quando o mesmo acaba afetando a vida pessoal e profissional de um bebedor. Alguns genes tornam as pessoas mais suscetíveis ao álcool, se um irmão, pai ou filho tem problemas com álcool o risco médio de desenvolver problemas é de três a quatro vezes maior. 

Embora o problema afete homens e mulheres de diversas idades, é mais comum entre homens de 18 à 25 anos. Em idosos acima de 65 pode ser perigoso pelo risco de quedas e interação com medicamentos. No público juvenil é onde o problema se encontra. “Existe um problema entre os mais jovens, onde não se percebe o problema com a bebida. São mulheres que bebem mais do que quatro drinks por vez, e homens que bebem mais de seis drinks por vez”, explica a psiquiatra.