15 de maio: Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

18/05/2021 - Dicas e Saúde

15 de maio: Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares

No último sábado (15), foi comemorado o Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, data instituída pela Lei nº 11.723, de 23 de junho de 2008, que nasceu com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, como autoridades sanitárias, diretores de hospitais e demais trabalhadores da área, sobre a grande importância do controle de infecções. Na atualidade, os Programas de Controle de Infecções (PCI) são incorporados por todos os estabelecimentos de saúde, relacionando-se diretamente com a qualidade da assistência e segurança do paciente.

No Hospital São José, possuímos o setor de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) responsável por educar e estruturar de forma organizacional as medidas para prevenção das infecções hospitalares. Mas cabe aos profissionais de saúde seguirem às normas no dia a dia de trabalho. A prática mais simples e eficiente para o controle de infecções no ambiente hospitalar é a higienização das mãos, hábito que atualmente têm ganhado importância diante da pandemia da Covid-19. 

Aos profissionais que atendem os pacientes internados, é de suma importância que aja higienização das mãos antes e após cada contato com as pessoas atendidas. Máscaras, luvas, gorros e aventais também compõem o material de medidas de proteção, tanto para os profissionais de saúde quanto para o paciente, conforme a situação. Esterilização, desinfecção de superfícies, limpeza e uma política adequada no manejo dos resíduos minimizam os riscos de transmissão de infecções aos pacientes ou profissionais de saúde.