Sustentabilidade - Social

O Conforto Oncológico

O Conforto Oncológico é um espaço cuidadosamente desenvolvido para acolher pacientes e acompanhantes provenientes de outros municípios quando precisam esperar o seu atendimento ou o atendimento dos pacientes que com ele viajaram do seu município para Jaraguá em busca de tratamento.

Como o nome sugere, esse local oferece todo o conforto necessário para quem espera. Os pacientes recebem café, chá e biscoitos de lanche. O almoço é oferecido quando o paciente precisa permanecer no hospital o dia todo. A casa possui duas salas, um quarto, cozinha, recepção e banheiros. Proporcionando o melhor acolhimento possível para as pessoas.

A descrição acima é de tudo o que a casa “tem”, mas o mais importante é descrever o que a casa “é”. É um local onde as pessoas se encontram, se conhecem e conversam sobre o que estão vivendo. Muitas vezes desabafam e são ouvidas pela estagiária do hospital e pelas(os) voluntárias(os) da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Sociedade Sem Câncer. Quando ouvimos suas angústias e suas dúvidas é que realizamos o verdadeiro trabalho do Conforto, enfim, quando confortamos alguém realizamos o trabalho que, nós voluntários, sonhamos em fazer.

A maior riqueza do conforto oncológico não é o local ou suas instalações, são as pessoas que por ali passam como pacientes, voluntários e funcionários. Todos deixam a marca preciosa dos seus sentimentos. É um local abençoado porque foi sonhado e criado para o bem.

O Conforto Oncológico iniciou suas atividades em 09 de agosto de 2010, sendo inaugurado oficialmente em 22 de novembro daquele ano. O Conforto Oncológico está localizado próximo à recepção da Oncologia do Centro de Imagem e atende à comunidade através de voluntários do hospital e de entidades parceiras, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul e a Sociedade Sem Câncer. Até setembro de 2016 passaram por ali 36.495 pessoas (sendo 23.277 pacientes e 13.218 acompanhantes). Foram servidos 13.615 almoços – o café é servido constantemente, não sendo o mesmo contabilizado.

Galeria de Imagens